sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Inverno

De há uns tempos para cá têm sido noticiados vários sucedidos meteorológicos menos felizes no nosso lusitano canto. São vendavais, tempestades, enxurradas, frio...Enfim, um Deus nos acuda!
Mas dou por mim a pensar que quando era petiz os invernos eram assim, potentes... Chovia furiosamente, vinham vendavais de levantar telhados, impunha-se um frio cortante e sim, havia cheias e problemas, mas pontuais.
Desta feita, com poucos meses de intempérie já por todo o país houve semanais infortúnios, passe o eufemismo, que deixaram muita gente assim para o despojada de uma boa parte do que lhes é vital, literalmente. Danos atrás de danos, cheias em consequência de obras que são feitas, como manda a lógica dos que as executam, no Inverno; condutas, certamente novas a estrear, que rebentam e deixam crateras de seis metros de diâmetro; ventos que arrancam estufas, respectivas armações e protegidas alfaces sem que certas entidades façam chegar a tempo os apoios devidos para a recuperação e sem que outras aceitem segurar este tipo de explorações...
Rai's parta o tempo, pá!

Mas animemo-nos! Afinal o Alqueva está cheio! Os espanhóis até já vieram todos ver as comportas a jorrar... E para além disso: daqui por poucos anos, teremos mais uma barragem...

2 comentários:

Soraia disse...

Ei, já não falamos há tanto tempo... Que bom saber que andas por aqui.
Um beijo grande.

Cátia Gomes disse...

É verdade. Há uns anos os Invernos eram super rigorosos. Lembro-me perfeitamente. Dias e dias a chover sem parar, frio, trovoadas... Acho que as pessoas estão mal habituadas agora. Reclamam por tudo agora.